Deputado comemora 72 anos de vida e 40 anos de sacerdócio neste domingo 12/02

LUIZ COUTO
Uma Missa Solene neste domingo, 12 de fevereiro, em João Pessoa vai comemorar o aniversário de 72 anos de idade do deputado federal Luiz Couto (PT-PB) e seus 40 anos de sacerdócio. Será às 8 horas na Igreja Sagrado Coração de Jesus, em Mandacaru, onde Couto passou a celebrar em 1977, um ano depois de ser ordenado pelo então Arcebispo Dom José Maria Pires.
Luiz Couto nasceu em Soledade, no Cariri da Paraíba, no dia 13 de fevereiro de 1945. Filho de Antônio Joaquim de Couto e Elisa Leopoldina de Albuquerque Couto. O pai e a mãe eram agricultores muito religiosos e andavam cerca de 9 quilômetros para ir às missas aos domingos. Luiz e seus irmãos nunca deixaram de segui-los nessa caminhada semanal.
Em outubro de 1958, com 13 anos, e com ajuda da irmã Isabel, sua tia, através da Senhora Santa Sobral, Luiz Couto entrou para o Seminário Imaculada Conceição, na capital paraibana.
Já no dia 19 de dezembro de 1976, Couto foi ordenado sacerdote por Dom José Maria Pires. Ele conciliou suas obrigações na igreja com as atividades docentes e administrativas no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB, onde lecionou Metodologia da Ciência, Ética, Introdução a Filosófica, Antropologia Filosófica, Teoria do Conhecimento, Lógica e outras disciplinas, até 1994, quando se aposentou.
O padre e parlamentar costuma dizer que sua grande fonte de vida é Jesus Cristo, “Com sua palavra no evangelho, na eucaristia e na oração”. Os teólogos Leonardo Boff e, principalmente, Joseph Comblin, belga radicado na Paraíba, estão entre referências em que Luiz Couto buscou inspiração. Os dois figuram entre os principais representantes da Teologia da Libertação.

Fonte: pbn/Ascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *