Debate sobre integração e desenvolvimento infantil inicia atividades da VI Semana do Bebê

A Prefeitura de Campina Grande, através de uma ação integrada entre as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, iniciou nesta segunda-feira, 27, a programação da VI Semana do Bebê, evento realizado anualmente para reafirmar o compromisso da gestão municipal com as políticas voltadas para a primeira infância, período que vai de zero até os seis anos de idade.

Realizada no Teatro Municipal Severino Cabral, a cerimônia de abertura contou com a presença de educadores, pais, profissionais de saúde e de assistência social, que na ocasião acompanharam palestra proferida pela pesquisadora e representante da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Maria Virgínia Marques Peixoto.

Ela abordou o tema “Ações Integradas para o Desenvolvimento Infantil nos Municípios”, destacando a contribuição decisiva da intersetorialidade para a efetivação de direitos e a consolidação de políticas públicas voltadas para a primeira infância.

Ainda durante a cerimônia de abertura foi realizada a premiação do concurso cultural “Família que cuida: bebê saudável e feliz”, responsável por selecionar anualmente, nas creches do Sistema Municipal de Ensino, bebês que atendam a critérios que vão desde os cuidados adotados pela mãe durante a gestação até a frequência escolar e a saúde da criança.

Esse ano, seis bebês e suas famílias foram escolhidos pela comissão organizadora. São eles: Stefany Velez e Matheus Henrique Sousa, da Creche Municipal José Joffily (CAIC); Ruan Roncaly, da Creche Municipal Severino Cabral; Yuri Anastácio, da Creche Municipal Karine da Silva; Filipe do Nascimento, da Creche Municipal Alcide Cartaxo Loureiro; e Rafael Felinto, da Creche Municipal Sinhazinha Celino.

Representando o prefeito Romero Rodrigues, a secretária municipal de Educação e articuladora do Selo Unicef em Campina Grande, Iolanda Barbosa, destacou a contribuição que a Semana do Bebê tem oferecido nos últimos anos para a defesa, promoção e proteção do desenvolvimento infantil.

“Desde a sua primeira edição a Semana do Bebê vem tratando de questões importantes para a primeira infância. Mantendo esse perfil, este ano vamos abordar a intersetorialidade, estratégia de trabalho que no serviço público é indispensável para a efetivação dos direitos da criança”, afirmou Iolanda, ao salientar que tal modelo de atuação é uma das principais marcas da gestão do prefeito Romero Rodrigues.

O EVENTO – Estratégia de mobilização social em favor da primeira infância, a Semana do Bebê é um evento realizado por diversos municípios brasileiros e apoiado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Seu objetivo é discutir estratégias, ações e políticas públicas que garantam a efetivação de direitos e o pleno desenvolvimento da criança.

Em Campina Grande, umas das cidades que conquistou o Selo Unicef Edição 2013-2016 pelas ações e superação de metas voltadas para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, o tema escolhido para a Semana do Bebê deste ano foi “Desenvolvimento na Primeira Infância: ações integradas e intersetoriais no município”.

Ele vai nortear as diversas atividades que deverão ocorrer até a próxima sexta-feira, 01, data de encerramento da programação. Entre elas, estão previstas palestras, rodas de diálogo, ações de saúde, atividades recreativas nas creches municipais, oficinas e atividades para gestantes.

Fonte> PBN/Codecom-CG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *